PATROCINADOR
Um indivíduo, empresa,
instituição, ou organização responsável pela implementação, gerenciamento, e/ou
financiamento de um estudo clínico.
PATROCINADOR-INVESTIGADOR
Um indivíduo que
implementa e conduz, sozinho ou em grupo, um estudo clínico, e sob cuja
imediata direção o produto sob investigação é administrado, fornecido ou
utilizado por um paciente. O termo não inclui qualquer pessoa que não um
indivíduo (ex: não inclui uma corporação
ou uma agência). As
obrigações de um patrocinador-investigador incluem tanto as de um patrocinador
como as de um investigador (falarei sobre
Investigador em uma outra publicação neste mesmo blog).
O Patrocinador é então
este indivíduo, empresa, etc, que implementa, gerencia e/ou financia o estudo
clínico e daí, assume uma gama de responsabilidades.
Cada uma das responsabilidades
do Patrocinador estão descritas no Documento das Américas e no ICH-E6, e neste
texto não intenciono ser repetitiva do conteúdo já descrito em outras fontes,
entretanto, falarei sobre as responsabilidades de uma forma prática.
Pensando no
Patrocinador como uma Indústria Farmacêutica, por exemplo (ou Start-up que é produtora e detentora de
uma molécula com potencial de tratar uma determinada enfermidade), o
Patrocinador começa sendo responsável pelo produto/medicamento, em si.
E neste quesito, deve
fabricar e garantir a qualidade de tudo que concerne a produção de um
medicamento, esteja ele comercializado ou em fase de testes. Os controles acerca
da produção devem ser sempre de altíssima qualidade (higiene, pureza, matéria
prima, equipamentos, instalações, etc)
Uma vez em posse do
produto investigacional, o mesmo precisa ser testado (considerando-se neste
ponto que já passou dos testes pré-clinicos – ver texto completo no blog https://ikipesquisaclinica.com.br/o-que-e-pesquisa-clinica/)
Neste ponto, o
Patrocinador começa sendo responsável pelas atividades não somente internas, na
sua fábrica, com seu pessoal, com seus fornecedores, mas do ponto de vista da pesquisa
clínica, literalmente adquire uma estrutura externa que precisa ser coordenada
e supervisionada pelo Patrocinador em cada uma das suas capacidades e
responsabilidades, então, de forma bem prática:
- O Patrocinador identifica e contrata pessoal qualificado para condução do ensaio em hospitais, clínicas, etc – locais onde a pesquisa clínica será conduzida
- O Patrocinador é responsável
por treinamento e retrainemento desta equipe que conduzirá o ensaio –
treinamento a cerca das boas práticas clínicas, no manejo e manutenção do
produto investigacional, dos requerimentos do protocolo clínico, das
informações constantes na brochura do investigador e/ou bula do medicamento,
coleta de dados, prazos, manejo dos participantes, dos eventos adversos, etc
- O Patrocinador é
responsável também pelos sistemas de disponibilização do produto
investigacional, que incluem, mas não estão limitados à: empresas de logística,
controle de temperatura, rastreabilidade do produto e garantia de controle de
qualidade do mesmo, controles fiscais (nota fiscal e outros documentos de
transporte aéreo, terrestre ou marítimo), garantia de chegada ao local de
destino, pessoal treinado para o recebimento e verificação dos controles,
retorno do produto não usado e/ou seus materiais de descarte e destruição
conforme determinações locais (em geral por incineração)
- O Patrocinador é
responsável por implementar e manter sistemas de garantia de qualidade a cerca
de cada um dos processos e etapas da pesquisa clínica
- O Patrocinador elege equipe
qualificada internamente para manejar a pesquisa, ou terceiriza suas atividades
para uma Organização Representativa de Pesquisa Clínica (ORPC)
- O Patrocinador é
responsável pelo Gerenciamento da Pesquisa Clínica, Manuseio de Dados,
Manutenção de Registros e Comitê Independente de Monitoramento de Dados e para
tal, designa empresas, sistemas e serviços para assegurar que cada etapa da
pesquisa esteja sendo devidamente manejada e que os dados sendo coletados estão
corretos e são de qualidade.
- O processo de monitoria
é mais uma das etapas críticas das responsabilidades do Patrocinador uma vez
que, na prática, o monitor representa os “olhos do patrocinador no centro de
estudos”, desta forma, o monitor deve ser treinado e qualificado para tal
atividade, ter qualidades técnicas e de relacionamento para coletar dados e
assegurar a fidedignidade dos mesmos. Saber manejar conflitos e orientar para
correções. Dar treinamento e denunciar, se necessário (em um outro artigo falarei especificamente das atividades do monitor de
pesquisa clínica).
- Em garantia da
qualidade, o Patrocinador é também responsável pela contratação e/ou condução
de auditorias internas e externas (nos centros de estudo, ORPCs, outros
prestadores de serviço, etc), para manutenção da garantia de qualidade em cada
uma das etapas da condução da pesquisa clínica.
- Ainda que terceirize parcial ou integralmente suas responsabilidades, em último caso, o Patrocinador será sempre uma parte imprescindível para condução, supervisão e garantia da qualidade nos processos que envolvem ensaios clínicos.
Links de Referência:
Documento das
Américas
http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=353478&_101_type=document
ICH-E6-R2
https://www.ich.org/fileadmin/Public_Web_Site/ICH_Products/Guidelines/Efficacy/E6/E6_R2__Step_4_2016_1109.pdf
Shawnee C. Bentubo Iki – 16 anos atuando na Pesquisa Clínica – MBA Executivo, Pós-Graduada em Pesquisa Clínica, Master Coach e PNL